quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Por que fuscas??? 3 ...
domingo, 24 de agosto de 2008
Por que fuscas??? 2 ...
Graças a ele eu sempre disse que teria um fusca. Mas não somente um fusca, mas um fusca azul...
O meu fusca na sua reforma, vai deixar de ser um herbie tradicional branco, para se tornar um fusca azul. Em breve vocês irão vê-lo. Aguardem... ;)
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Por que Fuscas?
O amor por fuscas começa antes do nascimento, na concepção...
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Como tudo começou...
Mas algo aconteceu! O fusca conquistou o mundo, virou filme (Herbie) e sucesso nos cinemas mundo afora. A história descrevia um fusca de corridas, que depois de ser ridicularizado pelos concorrentes, vencia as corridas e terminava o filme como herói. Não bastasse isso, Herbie tinha vida própria no filme, não precisando nem mesmo de um piloto para conduzi-lo. O filme na verdade retratava o que todos que tinham um fusca sentiam... Era como se esse carro tivesse "vida".
Todos que tiveram um fusca, tiveram o seu "Herbie", com suas peculiaridades e características próprias.
O meu, eu encontrei em 1991, era branco e obviamente no mesmo instante ganhou seu nome: Herbie. Não era um nome original, mas fusca não é original, não é e não tem que ser diferente um do outro. É algo superior, mesmo parecendo iguais são todos diferentes, parece loucura mas é isso.
Mas hoje quero falar do início do meu Herbie. De um período bem antes de nos conhecermos, do seu "nascimento". Meu Herbie era um fuscão de 1974. Não sei qual era a sua cor original. Teve muitos donos antes de chegar as minhas mãos (como todo bom Herbie), muitas histórias que não conheci, muitas emoções...
Gostaria de ter uma foto dele, mas na falta coloco as fotos da Quatro Rodas de janeiro de 1973, que apresentou o modelo fuscão ao Brasil.
Ficha técnica
VW 1500
Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1 493 cm3, refrigerado a ar, carburador de corpo único Solex H 30 PIC
Diâmetro x curso: 83 x
Taxa de compressão: 6,8:1
Potência (SAE): 52 cv a 4 600 rpm
Torque máximo (SAE): 10,3 mkgf a 2 600 rpm
Câmbio: 4 marchas Carroceria: sedã, 2 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento,
Suspensão: Dianteira: independente com barras de torção transversais em feixe, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira: independente, semi-eixos oscilantes, barras de torção, amortecedores hidráulicos
Freios: tambor nas 4 rodas (disco dianteiro opcional)
Direção: setor e rosca sem-fim
Rodas e pneus: aço estampado, aro de